sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ler e entender

Indo ao trabalho um menino , de aproximadamente 07 anos , me entrega um livrinho .
Sedenta por leitura , fui voraz e comecei a ler ...

"Um belo dia , depois de meses de persistência e movimentos esquisitos , vacilações , tropeços e tombos , risos e lágrimas a gente caminha sozinho pela primeira vez . Com esse primeiro passo , conquista -se o direito de ir para um lado e para o outro , como a gente vê os outros fazerem .Com esse primeiro passo , ganha-se o direito de caminhar pelo mundo , ver por si mesmo , descobrir ."

Esta cartilha fala do gosto pela leitura , de como devemos ensinar os pequenininhos a criar esse gosto .
Mas me veio a cabeça duas pessoas especiais :
Leila Navarro disse em uma palestra que suas palestras são motivacionais , toda atitude é de responsabilidade da pessoa que ouve : ouvimos aquilo que queremos ouvir e tiramos as conclusões .
Ronaldo Ichi fez uma ressalva sobre poemas : quem lê entende o que quer , mas o verdadeiro significado está na mente e no coração do poeta .
Quando eu li esse trecho da cartilha , vi mais do que um bebe aprendendo a andar ....
Percebi que não damos valor as coisas da vida : " Com esse primeiro passo , conquista -se o direito de ir para um lado e para o outro , ganha-se o direito de caminhar pelo mundo , ver por si mesmo , descobrir ."
Eu vi o que eu quero pra mim ...

Quero manter esse direito adquirido a duras penas de caminhar pelo mundo , ter o sabor da liberdade !

Não entendo como a deixei escapar das minhas mãos , mas a quero de volta !




* trecho tirado da cartilha : Passaporte da Leitura Brincar de Ler

Nenhum comentário: